domingo, 26 de agosto de 2007

Setembro de Rockabilly 0800 na Soterópolis! Essa merece...

Eba! Finalmente um reggae... Ou melhor, um rockabilly! (Yeah!)

Pois é, pois é! Os sábados de setembro prometem lá na varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho! A banda Bengo Joe vai tocar "for free" lá na bodega e, como se não bastasse, ainda levará convidados! Lembrando que o som vai acontecer sempre às 18h, é cedinho.

Na terra do axé, o rockabilly também vale a pena! E como! Tire de seus neurônios as letras osmóticas de Psirico pra curtir um som mais... Rockabilly! :D Assim você poderá ajudar no MRS - Movimento Ressuscite Salvador -, além de tirar as suas células nervosas do velho movimento "Se você quer, tome tome tome". (A propósito... Essa letra é de Psirico? o_O) Enfim... Tome rockabilly!

Ah! Pode ouvir o som antes, ó: www.purevolume.com/bengojoe.

Oxeeeeeente... E tem motivo pra não ir? Eu sei, eu sei... Eles parecem meio azuis... Mas tudo em prol das suas células nervosas!

Já que o clima é de exposição...


... é a vez do Ilê Ayê! O famoso bloco afro está representado em 35 trabalhos na mostra Mundo Negro, em cartaz na Sede do Ilê Ayê (por que será, né?), que fica na Ladeira do Curuzu, na Liberdade.

Você tem até o dia 9 de setembro pra se juntar aos turistas e saber mais sobre o bloco afro mais falado de Salvador. Largue a sua poltrona macia e o controle remoto da TV pra conhecer algo diferente da novela das 8, caramba! Quem sabe não dá pra sair de lá com uma companhia pro carnaval do próximo ano... Ninguém resiste a uma percussão!

A exposição rola de segunda a sexta, das 9 da manhã às 5 da tarde. São oito horas por dia e 40 por semana! Falta de tempo não é justificativa pra faltar... u.u

E, vamos e venhamos, no nosso caso dinheiro também não é problema! (Muito pelo contrário, é solução! Ah, que solução...) O troço lá também é de grátis, mocinho!

Pra não fugir do clichê... (Blog que se preze tem que ter clichê!)
"Quem é que sobe a ladeira do Curuzu?
E a coisa mais linda de se ver?
É o Ilê Ayê
O Mais Belo Dos Belos
Sou eu, sou eu
Bata no peito mais forte
E diga: Eu sou Ilê"


Mais informações: 3243-2337

Sai de baixo que lá vem Bárbara!


No Camdomblé ou no Catolicismo, qualquer dia é dia de ver fotografia! Juntando o útil ao agradável, a santa dos raios e tempestades é alvo de uma homenagem na exposição A Tempestade de Bárbara, que rola na Casa do Benin, até o dia 21 de setembro.

A mostra está recheada de fotografias da Festa de Santa Bárbara - a citada santa dos raios e tempestades, oras! - e pode ser vista de segunda a sexta, de meio-dia às 6 da tarde. Vale a pena passar no Pelourinho e conferir a exposição, mesmo com os vendedores ambulantes que tentam nos empurrar fitinhas do Bomfim! ;)

No Candomblé, a figura é conhecida como Iansã, então não tem desculpa pra deixar de ir por incompatibilidades religiosas! E outra: preconceito morreu de solidão.

É aconselhável prestar saudações à Senhora das Tempestades, até porque Salvador quando chove... Já viu, né? Vai que rolam umas retaliações celestiais nessa Operação Chuva da Prefeitura? o_O

Tenha medo...

Aaaah! Esqueci!! Pra você não se perder entre as lojinhas que vendem berimbaum, camisetas e oferecem trancinhas nos cabelos... O endereço da Casa do Benin (voilá!): Rua Padre Agostinho, número 17. Noooossa... Que ajuda! o_O

Ah, peraê! Ainda quer raspado? A gente dá o programa, o endereço, a pechincha de ser de graça... Pega o telefone e liga pra tirar as dúvidas, filho de Deus! Vou começar a fazer uma campanha contra a preguiça nesse blog... Humpf!


Mais informações: 3241-5679

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Raul morreu, sim! Vá ao tributo!

Há quem ache que Raul, o Seixas, não morreu e se refugiou em alguma ilha paradisíaca bem longe do Mago Coelho. Para quem é sensato o suficiente para reconhecer que o Maluco Beleza nos deixou faz tempo, vale a pena conferir o Tributo a Raul Seixas, que vai acontecer no Setor Braille da Biblioteca Central, nos Barris, no dia 21 de agosto, às 15h, com participação de Marcos Welby e Carlos Santa Rita.

Como um ensaio do que seria uma sociedade alternativa, a entrada será franca. Leve seus óculos escuros e dê uma de mosca obcecada por sopa. Ah, mas se você, por acaso, vir homens magros e barbudos pregando a Nova Era, são sósias!


Maiores informações: (71) 3116.6084

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Diva baiana da MPB faz show em homenagem a Jorge Amado, 0800, no Pelô! O nome dela?


O nome dela é GAL! Quem quiser conferir se a grande intérprete baiana continua detentora de uma das vozes mais bonitas do mundo, basta ir à Praça do Pelourinho, no próximo sábado, 18 de agosto, a partir das 19h, para conferir um show imperdível em homenagem a Jorge Amado. Um grande palco está sendo montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, que, vale lembrar, reúne um acervo incrível sobre o romancista baiano de maior repercussão internacional.

Como a praça é (em tese) do povo, a entrada e a saída serão francas!

A oportunidade de ver a não-tão-nova-baiana de graça é rara. Justiça seja feita, a cantante até que é mais acessível ao grande público que sua colega Bethânia, cujos show mais baratos obrigam os fãs a desembolsarem a tímida quantia de até meio salário-mínimo. Coisa de estrela!

Então, poupe seu salário-mínimo ou sua mesada e vá ver e ouvir a eterna Gal cantando à memória do autor de Gabriela!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Goze esse espetáculo!


“Teatro em Salvador é caro”, “peças boas só as globais”, “teatro soteropolitano é só besteirol”... Deixe de lado essas desculpas esfarrapadas e preconceituosas, pague sua língua e vá assistir, “de grátis”, à peça Gozo Frio, nesta sexta, 17 de agosto, às 20h, na Biblioteca Pública dos Barris (observou quanta coisa gratuita rola por lá?).

A peça é uma colagem e adaptação de textos de Bertolt Brecht, Samuel Beckett e Nelson Rodrigues e, claro, fala de conflitos psicológicos, sexuais, morais e afins. Honestamente, ainda não gozei (trocadilho podre!) do prazer de assistir ao espetáculo, mas tem uma espécie de vídeo promocional da peça no YouTube (tosquíssimo, por sinal!).

Caso tenha reservado esta noite de sexta pra algum programa menos “cabeça”, Gozo Frio fica até 28 de setembro: isso que é teatro tântrico (podre, novamente)! A César o que é de César: o elenco é formado pelo Grupusina e a direção é de Uarlen Becker.

Maiores informações: (71) 3116.6084

O Escambal no Passeio Público! (Calma, não é o que você está pensando... ¬¬)

Com um nome bastante sugestivo, o Passeio Público vai ser palco do Escambal neste domingo, que pode ser traduzido como um verdadeiro troca-troca. Muita calma nessa hora! Deixando as idéias devassas e tórridas que podem ter passado pelas mentes alheias, trata-se apenas de uma feira de trocas onde a galera leva o que não usa mais e faz um "intercâmbio" interessante.

Lá rola de tudo: roupas, CDs, livros, artesanato, serviços, comidinhas legais e o escambal! Também acontece um somzinho de vez em quando. Então, além de ser completamente 0800, você também sai de sacola cheia sem tirar um centavo do bolso! (Olha lá que já é o dinheiro do bus...)

Lembrando que o troço acontece no dia 19 de agosto - vulgo domingo -, às 15h, lá no Passeio Público. É uma boa opção pra sair de casa, conhecer gente e evitar assistir Domingo Legal, Domingão do Faustão, A Turma do Didi e afins - putz, que domingo fim de carreira!

Vá ao Passeio Público e faça algo útil do seu domingo, po!


Mais informações: oescambal@gmail.com

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Carimbó com bate-estaca?

Beat iú. Calma, vá reclamar do inglês “enrolated” com Marco André, músico paraense que escolheu esse nome esquisito e instigante pro seu novo disco e que se apresenta GRATUITAMENTE no Teatro ACBEU, no Corredor da Vitória, nos dias 14 e 15 de agosto, às 20h. Gratuitamente está em maiúsculas, porque, além de o trabalho do Marco ser muito bom, aqui em Salvador a gente não vai ter que coçar o bolso para vê-lo e ouvi-lo.

Marco mistura ritmos do norte, como o carimbó e o merengue, com batidas eletrônicas. Pra quem duvida do talento do rapaz, vale saber que em 2005 ele levou o prêmio TIM de melhor cantor regional e foi escolhido como melhor cantor pop regional no primeiro Prêmio Cultura de Música, da TV e Rádio Cultura do Pará.

Quem quiser ouvir uma palhinha antes de gastar uma meia-passagem até a Vitória, acesse http://www.marcoandre.art.br/. Se gostar, corra e retire os convites na bilheteria do teatro. Ah, sem querer fazer propaganda, mas, para depois do show, tem um acarajé maravilhoso na porta do Apoio, pertinho do ACBEU. Detalhe: R$1 (sem camarão)!

Informações: (71) 3534.0123

Cinema "cabeça" e de graça!


Para quem é, ao mesmo tempo, cinéfilo e mal-pago, uma oportunidade imperdível de assistir, sem nenhum tipo de ônus, às principais obras dos cineastas Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni (que combinaram pra morrer no mesmo dia!) é a mostra “Dois Mestres e a Eternidade”, que já está rolando desde a sexta passada e vai até a próxima quinta, 16 de agosto, na Sala Alexandre Robatto (subsolo da Biblioteca Central, nos Barris).

Bem, a realização do evento ficou por conta da locadora Casa de Cinema, em parceria com a Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (DIMAS), da Fundação Cultural da Bahia. Mas a pipoca – tenham paciência! – fica por conta de cada um!


Segunda – 13/08

17h30 - O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso, França/Itália, 1964)

20h - O Grito (Il Grido, Itália, 1957)


Terça – 14/08

15h - O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, Suécia, 1956)

17h30 - O Porto (Hamnstad, Suécia, 1948) - Legendas em inglês

20h - O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, Suécia, 1956)


Quarta - 15/08

15h - Através de um Espelho (Såsom I En Spegel, Suécia, 1961)

17h30 - Noites de Circo (Gycklarnas Afton, Suécia, 1953)

20h - Através de um Espelho (Såsom I En Spegel, Suécia, 1961)


Quinta – 16/08

15h - O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso, França/Itália, 1964)

17h30 - O Grito (Il Grido, Itália, 1957)

20h - O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso, França/Itália, 1964)

domingo, 12 de agosto de 2007

E pra mostrar que não somos só da night... 40 anos do TCA!


Reggae free é muito bom. Mas cultura free é ainda melhor!

Para enriquecer o seu "cabedal cognitivo" neste mês de agosto, vale visitar a história do maior teatro de Salvador, o Castro Alves, que fica ali no Campo Grande. De 16 de agosto a 2 de setembro, uma mostra de fotografias e artes visuais - com obras de 13 artistas - vai trazer uma visão diferente sobre os 40 anos de existência do TCA.

O foyer do teatro vai ser tomado pela mostra "6 Olhares e 7 Traços" a partir das 18h30 do próximo dia 15 - só pra lembrar: já é nesta quarta! Mas calma! Essa é só a inauguração do negócio, que vai ser encerrada com uma apresentação do Concerto da Osba (Orquestra Sinfônica da Bahia).

Pra quem gosta, esse é um prato cheio de diversão, cultura e economia. Pra quem não gosta, é uma ótima oportunidade pra quebrar o tabu de que exposições são monótonas e massantes, além de literalmente não custar nada fazer uma visita.


Mais informações: www.tca.ba.gov.br ou 3532-2323.

Matiz na Varanda - 0800 no Sesi, Rio Vermelho


O primeiro post do blog abre a nossa agenda de "diversão for free" na Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho, com a Matiz!


A banda se apresenta às 18h, nos dias 18 e 25 de agosto, também conhecidos como os dois próximos sábados. A próxima apresentação terá as participações mais que especiais de Dan, da Starla, e de Fábio, da Cascadura - bandas que, por sinal, fazem show no mesmo dia no World Bar.


Como já diz o nosso humilde título, o Matiz na Varanda tem entrada franca, gratuita, free, "de grátis"... Ou, se preferir, é 0800!


Mais informações no site: www.matizonline.com.br